Estou lendo uma espécie de "guia" do canto popular, escrito por Carla Sandroni. A princípio o título não me pareceu muito atraente: "260 dicas para o cantor popular: profissional e amador" - me soou como aqueles destaques de prateleira nas livrarias: "Aprenda inglês em 10 dias". Além de tudo, como diz Chico Buarque, pela voz de Kriska, em Budapest: "A língua magiar não se aprende nos livros" - e muito menos a língua cantada.
Mesmo assim arrisquei folhear, acabei comprando e estou lendo. Encontrei algumas coisas interessantes que transcrevo aqui.
"Se você quiser estudar canto popular em nível universitário, terá que ir para a Unicamp, por exemplo: lá existe essa opção de estudar canto popular dentro do bacharelado de MPB. A Unirio inicia no ano de 1998 o Bacharelado em Música Popular Brasileira, o que já é um passo para a criação de um futuro Bacharelado em Canto Popular Brasileiro.Acreditamos que em breve as demais universidades brasileiras irão se abrir para a realidade do grande mercado que é a música popular e do quão proveitosa seria a junção desta música (com toda sua riqueza e tradição) e o ensino acadêmico. Em outras cidades você encontrará professores particulares e cursos de canto em escolas particulares de música.Muitos países ditos 'adiantados' ou de 'primeiro mundo' cultivam sua cultura popular registrando-a e desenvolvendo-a em universidades. Nas palavras do maestro Roberto Gnattali, 'nos EUA eles estudam e cultivam o jazz e o blues, desenvolvem métodos, escrevem as partituras e publicam livros com o repertório popular que já é 'clássico'. Eles têm cursos de formação superior nos gêneros de sua música popular, e é incrível que no Brasil não existam cursos superiores para pesquisar, preservar e ensinar nossas tradições musicais, uma das mais ricas do mundo'.(...)O cantor popular, em geral, é um autodidata. Ele aprende a cantar em família, no seu grupo social, se apaixona por determinado cantor, determinada música, e vai tateando, imitando, cantando até ficar bom. Daí começa a adquirir personalidade vocal própria e talvez tente seguir uma carreira profissional.(...)Muitas vezes o cantor popular só procura o professor de canto quando está tendo problemas: dificuldade nos agudos, voz cansada, ou mesmo quando já está com um problema vocal mais sério.O professor de canto consciente atua em equipe com profissionais médicos e terapeutas da voz, além de trocar informações e experiências com outros professores de canto. Sabe que a aula de canto não cura disfonias (problemas vocais) e, portanto, encaminha seus alunos para exames de avaliação vocal, exames de cordas vocais e, ocorrendo problemas, tratamento médico e/ou terapia vocal.Em caso de uma voz saudável, a aula de canto popular pretende preparar o aluno para o melhor uso possível da voz, desenvolvê-la, protegê-la do desgaste, garantir sua durabilidade e firmar suas características pessoais.(...)[o professor de canto popular] provavelmente estudou com professores de canto erudito (lírico, clássico ou barroco), porém dedicou-se ao repertório popular e procura desenvolver uma didática própria para o ensino do canto popular, diferente da didática para a formação de um cantor erudito.O professor de canto vai trabalhar sobre os parâmetros da voz cantada: sua extensão, sua altura e seu timbre. Vai desenvolver a respiração e trabalhar a interpretação, desenvolver o relaxamento e a postura, e muitos outros aspectos da voz cantada.Cursos de canto popular mais modernos têm propiciado aos alunos workshops sobre o uso de microfone, equipamento de som e periféricos para shows e gravações.No canto popular, a ênfase é dada à expressão individual, a voz pode ser coloquial e pode haver 'quebra' entre os registros de 'peito' e 'cabeça'. Diferentemente do canto erudito, que procura uma estabilidade na qualidade da emissão e uma igualdade timbrística em toda a tessitura."
SANDRONI, Clara. 260 dicas para o cantor popular: profissional e amador. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1998.
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